Flexibilidade e a busca por transitar entre trabalho e vida pessoal

A possibilidade de ter uma rotina mais flexível, podendo transitar entre o trabalho e a vida pessoal é uma das principais pautas no universo empresarial hoje. 

Segundo um estudo realizado pela empresa de benefícios corporativos Creditas @Work, as gerações mais velhas têm preferência maior por benefícios, mas os mais jovens têm atração maior por flexibilidade e plano de carreira. 

Grandes empresas já se preparam para um futuro em que ser flexível é a palavra de ordem: o Airbnb, por exemplo, anunciou uma nova política que permitirá que seus funcionários trabalhem de qualquer lugar do mundo.

*De Thiago Lavado, da redação do LinkedIn Notícias

Este é o Assunto da primeira semana de Maio entre os Creators no Linkedin Brasil.


Resolvi compatilhar este texto de autoria de Stefan Ligocki:




EQUILÍBRIO entre vida e carreira também passa por uma correta gestão do seu tempo. Se você não souber como gerenciar o seu tempo de forma sábia, cedo ou tarde vai enfrentar problemas, até mesmo relacionados à sua saúde mental.

Hoje em dia, é bastante comum você ouvir alguém dizer que está "na correria". Ok, algumas vezes surgem alguns imprevistos no seu trabalho que fazem você entrar "na correria" de uma hora para outra. Quem nunca? Eu entendo isso.

Porém, essa "correria" precisa ser a exceção, e não a regra. Se ela virou a regra, tem alguma coisa errada na gestão do seu tempo!

Abaixo seguem algumas práticas que adotei há alguns anos e que me ajudam demais a gerenciar melhor o meu tempo. São algumas atitudes e comportamentos simples que fazem toda a diferença no meu equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Práticas, aliás, que servem para qualquer tipo de profissional, seja você empreendedor ou colaborador.

  •  Cuidado com os "ladrões do tempo", como redes sociais e a internet. Estipule horários para acessar suas redes sociais e navegar pela internet. Vale ainda estabelecer um limite de tempo para esse tipo de atividade. Caso contrário, você pode perder a noção do tempo;
  •  Estipule horários também para consultar e responder suas mensagens de e-mail e, principalmente, WhatsApp. Não deixe as pessoas sem resposta por muito tempo, mas não há necessidade alguma de olhar o seu Whats a cada 15 minutos!
  •  Divida seu dia em blocos de tempo. Por exemplo: você pode usar parte da sua manhã, das 9h às 10h, para produzir conteúdo ou interagir em posts alheios no LinkedIn. Das 10h às 11h, fará contatos com clientes. E por aí vai;
  •  Tenha iniciativa e "acabativa". Comece, mas também termine as suas tarefas!

Tenho certeza que, seguindo algumas dessas dicas, você vai gerenciar melhor o seu tempo, se tornar mais produtivo e ter mais tempo para sua vida pessoal - sim, ela é tão importante quanto o seu trabalho!


Gostou das dicas? E você, o que costuma fazer para gerenciar melhor o seu tempo e ter mais equilíbrio entre vida e carreira?


~~Val Felix

Comentários