Como usar o Roadmap para conquistar o emprego ou promoção tão sonhada

Talvez você já tenha ouvido falar do roadmap, mas já parou para pensar nesse conceito no campo pessoal e na possibilidade de desenvolver um roadmap de carreira? Fazer planos mais eficazes para atingir os objetivos de carreira é uma estratégia que ajuda muitas pessoas a alcançar seus objetivos com mais rapidez!

Sabemos que neste mundo caótico que requer atenção o tempo todo, muitas vezes é fácil cair na rotina e eventualmente perder a atenção. Portanto, o motivo do sucesso dessa tendência em crescimento é na verdade muito simples: é muito mais difícil chegar ao destino final sem direções claras - e o roadmap parece ser um plano de ação que pode ajudá-lo a se posicionar melhor, com clareza e menos desvios.

Mas afinal: qual é o real significado de um roteiro de desenvolvimento pessoal e como planejá-lo? Agora vamos entender todo o processo e seus benefícios!

O que é um roadmap


Antes de entendermos a terminologia, é importante aprender mais sobre as raízes do conceito de roadmap.

Por exemplo, trazer esta expressão para o português torna mais fácil entender o seu pensamento: na tradução literal, o roadmap será o "roteiro". Em outras palavras, considerar o roadmap nada mais é do que uma estratégia de planejamento, criando um caminho para o objetivo final.

Devido à sua consciência organizacional e transparência no processo de desenvolvimento de projetos, este método está cada vez mais implementado em pequenas e grandes empresas, e apóia a equipe na criação de um ambiente de trabalho mais eficiente. O sucesso do roteiro consiste novamente em razões simples: por ser um método visual e descritivo que trata cada período de sua evolução separadamente, é bem simples de planejar, monitorar, propor mudanças e concluir o projeto, seja qual projeto for.

Basicamente, com um roteiro, é possível saber com antecedência o que precisa ser feito para atingir a meta em um determinado tempo. Além disso, também pode ser usado como uma ferramenta para ajudar os gestores a perceberem que uma ação não é viável, levando ao cancelamento, atraso ou redução, como reduzir a possibilidade de perda de tempo ou dinheiro.

Na imagem abaixo, você pode entender melhor os aspectos visuais da praticidade que o roteiro fornece para a equipe de desenvolvimento de aplicativos de entrega, como:



Roadmap de carreira


Nesse momento você deve estar pensando: Se o roadmap é uma estratégia para equipes maiores e mais complexas, como você cria um roadmap de carreira e como ele pode realmente ajudá-lo a atingir seus objetivos de carreira?

Bem, precisamos criar um roteiro de coaching, este método de planejamento também pode ser colocado em prática para organizar suas próprias ideias e autodesenvolvimento. Além disso, é provável que você, sem saber, tenha aplicado as ideias principais do roadmap em sua vida diária, como ao planejar uma viagem ao exterior (desde o processo de obtenção de um visto até a rota de viagem que deseja fazer); quando você organiza um Budget mensal para poder comprar um carro no final do ano, na hora de planejar sua festa de aniversário, mesmo entre os mais diversos objetivos.

Seguindo essa lógica, você também pode se organizar para perseguir objetivos de carreira, por exemplo, usar um roadmap de carreira para entender o que você precisa priorizar, quais habilidades você precisa desenvolver e como fazer isso. Fazer uma autoavaliação e olhar para o seu futuro de uma perspectiva mais ampla tornará mais fácil você se concentrar em chegar aonde deseja em menos tempo!

Para isso, vamos entender como criar o seu roadmap de carreira. O segredo é clareza e objetividade:Entenda de onde você vem e para onde quer ir

Se conhecer, saber a sua situação atual, quais são suas pretenções futuras e o que te motiva. 

Um exemplo: Um Assistente de logística de uma empresa de pequeno porte que tem por objetivo assumir uma cadeira de Analista de logística nos próximos 2 anos. Ele possui a disponibilidade financeira de R$ XXX,XX mensais para investir nisso. Tenha sempre um motivo: dessa forma terei um salário melhor para dar uma condição melhor a minha família, dessa forma poderei fazer um intercâmbio... Essa é a melhor forma de estruturar um roadmap e dando a possibilidade completar uma fase e enxergar de fato qual fase ainda falta para você conquistar seu objetivo. Afinal, sem saber onde quer chegar, nem um bússola no bolso te salvará.

Brainstorm e Benchmark


Objetivos definidos, é hora de fazer um Brainstorm e alguns benchmark. Você precisa sempre ter muito claro quais são os passos que precisa dar em direção ao seu sucesso profissional. 

Continuando no exemplo do Assistente de logística que deseja assumir uma cadeira de Analista. Ele precisa pesquisar em perfis aqui no LinkedIn que já assumiram essa cadeira em empresas que ele deseja avaliar os passos que esses deram para conquistar a vaga. 

Outra forma legal de fazer esse benchmark é abordar alguns Analistas no LinkedIn e pedir para bater um papo de 10 minutos no tel, tomar um café ou algo assim. É uma forma de criar relacionamento, network e entender como foi a jornada dele. 

Uma ferramenta bastante importa é o mapa de carreiras do site Vagas.com. Nele você consegue ver quais são as palavras-chaves dos currículos e ver quais habilidades em geral a função possui:

Analista de Logística I


  • Diploma universitário;
  • Inglês intermediário/avançado;
  • Power Point, Excel e Power Bi avançado e conhecimento em construção de dashboards;
  • Conhecimento de KPI's: definições e elaboração;
  • Conhecimento em Lean Six Sigma;
  • Boa oratória;
  • Raciocinio logístico e senso crítico apurado;
  • Saber trabalhar em equipe e foco.

Todas as habilidades acima são possíveis de conquistar, lembrando que esse é um exemplo. 

Basta um bom roadmap e hierarquização, ponto importante que vamos abordar no próximo paráfrago.

Hierarquização


Agora você tem um plano, um escopo, um roadmap para sua virada. É hora de avaliar de forma madura o que você já conquistou e o que ainda falta. 

Feito isso, vamos priorizar o que deve ser feito e quando ser feito. 

Exemplo: você não pode fazer um curso de Green Belt junto com um curso de dashboard avançado. São cursos que exigem dedicação e tempo para aprender e desenvolver. No green belt você precisará de excel avançado. O ideal é começar por habilidades e técnicas que se complementaram ao longo do roadmap. O curso de oratória por exemplo, pode ser o último a ser feito, é rápido e exigirá menos de você caso já tenha uma comunicação um pouco desenvolvida. 

Foco e organização é o segredo do sucesso em um roadmap de carreira.

Linha do tempo e fases


Para melhor visualizar tudo, o ideal é criar uma linha do tempo, com o passo a passo do que deve ser feito, de forma organizada. Abaixo temos o exemplo de uma linha do tempo para um roadmap de carreira:




Revisão periódicas


Vale ressaltar que tecnologias mudam drasticamente de um ano para o outro. Precisamos acompanhar sites, seminários, fóruns e grupos de discursões para sempre estar atualizados do que de fato realmente importa para o mercado na atualidade. Munidos de atualizações, revise, inclua, substitua alguma tarefa que achar necessário sempre.

Celebre!!!


Criar um roadmap de carreira vai te ajudar não apenas entender melhor todo o processo necessário para chegar ao seu objetivo, mas também servir como uma lembrança constante do seu progresso exponencial – tão fácil de passar despercebido por nós mesmos.

Por isso, acredite no seu desenvolvimento pessoal, coloque suas tarefas no papel e siga o mapa que vai te levar ao futuro profissional que você deseja e não esqueça de celebrar suas conquistas sempre!!!

Grande abraço!!!


Texto de Diego Souza




Adaptação do texto: Roadmap de carreira: como usar essa técnica para se desenvolver da maneira certa. https://penser.com.br/roadmap-de-carreira/

Fonte imagem 1: https://penser.com.br/wp-content/uploads/2019/07/pasted-image-0-744x1042.png

Fonte imagem 2: https://www.gratispng.com/png-xz20r9/

Comentários