Entendendo o que é Polywork

A Forbes publicou um artigo intitulado "Polywork: Movimento Puxado pela Geração Z Redefine o Futuro do Trabalho".

O artigo discute o conceito de Polywork, que é a tendência crescente de gerenciar múltiplos empregos ao mesmo tempo, em vez de depender de uma única fonte de renda. Esse movimento é especialmente popular entre a Geração Z, que busca diversificar suas fontes de renda e explorar novas oportunidades no mercado de trabalho.

O artigo destaca que, no Brasil, 60% dos profissionais têm dois ou mais trabalhos, com os principais motivos sendo garantir segurança financeira, complementar ganhos e alcançar sonhos pessoais. No entanto, acumular múltiplos empregos pode levar ao esgotamento e burnout, afetando a saúde mental e física dos profissionais.


Como se tornar um polyworker


Se você quer se tornar um polyworker, confira 6 passos que podem te ajudar nesse processo:

  • Reflita sobre si mesmo: Avalie suas habilidades, interesses e paixões e identifique áreas onde você pode oferecer valor em múltiplos papéis ou projetos. Pense no que está faltando ou no que agregaria valor à sua vida;

  • Avalie opções: Considere onde você gostaria de focar. Comece com apenas uma nova adição ao seu portfólio de trabalho;

  • Crie um plano: Determine o que é necessário para buscar uma nova atividade e estabeleça metas e um cronograma;

  • Amplie sua rede: Expanda sua rede para incluir pessoas conectadas à nova atividade que você está adicionando ao seu portfólio;

  • Execute o plano: Aja, meça e ajuste seu plano até que você se torne um polyworker;

  • Atualize sua marca pessoal: Faça com que suas ações e comunicações reflitam os novos elementos de suas atividades profissionais. Mostre como os múltiplos papéis que você exerce o tornam um profissional mais diferenciado e atraente.

  • Gerencie seu tempo: Busque ferramentas que te ajudem a dividir seu tempo e se organizar para conseguir cumprir todas as suas tarefas.

Comentários